
Um novo ciclone extratropical classificado como “especialmente perigoso” deve se formar entre esta sexta-feira (7) e o sábado (8) sobre o Rio Grande do Sul, marcando o início de um período de instabilidade severa em boa parte do Brasil. O fenômeno deve ser de alta intensidade, provocando tempestades, ventos muito fortes e risco de danos em várias regiões, conforme a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
A baixa pressão atmosférica no centro do sistema deve ficar abaixo de 1000 hectopascais (hp), um indicativo de forte intensidade, o que facilita o desenvolvimento de nuvens muito carregadas e tempestades. O cenário, de acordo com a MetSul, inclui a formação de uma “potente e perigosa linha de instabilidade” que deve avançar rapidamente por Santa Catarina, Paraná e São Paulo, onde também são esperados vendavais destrutivos e possibilidade de fenômenos severos localizados, como microexplosões e até tornados.
Risco de Vendavais e Alertas Vermelhos
A ventania será sentida em praticamente todo o Sul, com rajadas entre 60 km/h e 85 km/h na maioria das áreas, podendo ultrapassar 100 km/h em regiões serranas e litorâneas. O litoral norte gaúcho, Porto Alegre e cidades entre Mostardas e Torres estão entre os locais de maior risco.
O Inmet emitiu alertas vermelhos para:
- Acumulado de Chuva: Abrangendo diversas regiões do Rio Grande do Sul, com risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.
- Ventos Costeiros: Válido para a Região Metropolitana de Porto Alegre e o sudeste rio-grandense, com rajadas intensas, mar agitado, risco de ressaca e danos em estruturas próximas ao litoral.
Impacto no Sudeste e Centro-Oeste
- Sudeste: A influência do ciclone será sentida em São Paulo já na tarde e noite de sexta-feira. Com o avanço do sistema pelo litoral, o sábado deverá ser marcado por temporais, especialmente entre a madrugada e a manhã, com chuva forte e ventos intensos. As áreas de instabilidade se expandem ao longo do dia, atingindo também Minas Gerais e o Rio de Janeiro. O domingo será o dia mais instável no leste mineiro e no Espírito Santo.
- Centro-Oeste: O ciclone extratropical provocará temporais em Mato Grosso do Sul durante todo o fim de semana. O risco de tempestades aumenta também no sul e leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. O Mato Grosso do Sul será o estado mais afetado no interior, com rajadas de até 85 km/h.










