
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para a maior parte dos estados brasileiros nesta quarta-feira (25/3), abrangendo desde a região Sul até a região Norte do país. A região Nordeste é a única que permanece menos afetada, com baixa probabilidade de chuvas fortes restritas ao extremo oeste, nas cidades mais próximas do Tocantins.
Os únicos estados que não estarão sob alerta são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Roraima.
Apesar da ausência de um grande sistema de umidade sobre o país, as altas temperaturas, a grande disponibilidade de umidade e a presença de cavados no centro-sul do Brasil contribuem para a instabilidade atmosférica e a formação de pancadas de chuva localizadas em grande parte do território.
A região mais impactada pelas chuvas será a que abrange Rondônia, noroeste do Mato Grosso, sudoeste do Pará e sul do Amazonas. Nessas áreas, há possibilidade de chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. As tempestades trazem consigo o risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.
No que diz respeito às temperaturas, o Inmet prevê tempo firme em todo o país para quarta-feira. As temperaturas mais elevadas serão registradas na região Centro-Oeste, com máxima de 35 °C em Cuiabá, enquanto em Curitiba os termômetros não ultrapassarão os 25 °C.










