
Nesta sexta-feira (15/8), o Brasil terá um quadro climático de contrastes. Uma massa de ar frio avança pela Região Sul, mantendo as temperaturas baixas ao longo do dia e trazendo previsão de geada. Ao mesmo tempo, o Centro-Oeste enfrenta calor extremo e tempo seco, aumentando o risco de queimadas.
Frio e Geada no Sul e Sudeste
As temperaturas seguirão mais baixas no Sul. Em Porto Alegre, a mínima será de 11°C. Há previsão de geadas no sul do Rio Grande do Sul e na serra catarinense. A região também pode ter chuvas isoladas no litoral gaúcho, catarinense e paranaense, mas sem muita intensidade.
O frio também chega ao Sudeste, com partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo sendo afetadas. A capital paulista terá mínima de 9°C. Chuvas mais expressivas podem ocorrer entre o litoral sul paulista e as baixadas fluminenses. No entanto, o interior de São Paulo e Minas Gerais segue com calor e tempo seco, com a umidade do ar abaixo de 20% no oeste de Minas Gerais e norte de São Paulo.
Calor Extremo e Seca no Centro-Oeste
No Centro-Oeste, as máximas podem atingir os 35°C em partes de Mato Grosso e Goiás. A umidade relativa do ar atinge níveis críticos em toda a região, ficando abaixo de 12% em algumas áreas, o que amplia o risco de queimadas.
Chuvas no Nordeste e Norte
No Nordeste, a circulação de umidade marítima ganha força e mantém as instabilidades sobre a costa leste. A chuva pode inclusive avançar para áreas do sertão e agreste nordestino. Na Região Norte, as instabilidades seguem sobre o Amazonas, Roraima e Amapá, avançando também para algumas áreas do Acre e do Pará.











