
A JBS, gigante global da produção de carnes, anunciou um movimento estratégico para expandir suas operações na América do Sul, marcando seu retorno ao Paraguai com um investimento robusto de US$ 70 milhões nos próximos dois anos. O aporte será direcionado integralmente para o setor avícola e inclui a aquisição de uma unidade processadora de frangos, consolidando a entrada da companhia neste segmento no país vizinho.
O anúncio oficial ocorreu durante uma visita do presidente paraguaio, Santiago Peña, à planta da Seara (subsidiária da JBS) em Dourados (MS), nesta quinta-feira. Este é o primeiro investimento produtivo da JBS no Paraguai desde a venda de seus ativos de carne bovina em 2017. “Estamos confiantes de que essa operação será um motor de crescimento para o país, acelerando a presença do Paraguai no mercado mundial de frangos”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.
A primeira fase do projeto já foi concluída com a aquisição da Pollos Amanecer, uma marca local com fábrica no distrito de Doctor Juan Eulogio Estigarribia, também conhecido como Campo 9. A localização é estratégica, situando-se em uma das maiores regiões agrícolas do Paraguai, o que facilita o acesso a grãos para a produção de ração. O plano de investimento prevê a modernização e ampliação da planta para atingir uma capacidade de processamento de 100 mil aves por dia.
Quando atingir sua capacidade plena, o complexo produtivo será um dos mais modernos do país, gerando cerca de 1.100 empregos diretos e incluindo 28 granjas para material genético, incubatórios e uma fábrica de ração. O número de galpões de produção saltará dos atuais 19 para um total de 139, garantindo o abastecimento para atender tanto o mercado interno paraguaio quanto futuras exportações.












