
Dois gatos domésticos no Oregon foram sacrificados após testarem positivo para gripe aviária relacionada ao consumo de ração feita de frango cru, disseram autoridades agrícolas do estado na última sexta-feira.
O vírus infectou milhões de aves desde que o pior surto do país começou em 2022, junto com milhares de gado leiteiro e quase 70 pessoas desde abril. O CDC disse que o risco para o público em geral é baixo.
Ambos os gatos que testaram positivo comeram a mesma marca de ração para animais de estimação, Wild Coast Raw, antes de ficarem doentes, disse o departamento de agricultura do Oregon. Os testes confirmaram a presença de gripe aviária nos gatos e nas amostras de ração, de acordo com o departamento.
Os donos dos gatos, que viviam em lares separados, decidiram sacrificá-los por causa da gravidade de suas doenças, disse o departamento. Ele aconselhou as pessoas a não alimentarem os animais de estimação com carne crua ou mal cozida.
A Wild Coast obtém principalmente sua carne de frango da Califórnia e só compra aves de qualidade humana fabricadas em instalações inspecionadas pelo Departamento de Agricultura dos EUA, disse o proprietário Tyler Duncan. A empresa está trabalhando com um laboratório terceirizado para triagem interna de gripe aviária em seus alimentos, disse ele.
Milhões de galinhas e perus foram exterminados pelo vírus nos últimos meses na Califórnia, enquanto cerca de dois terços dos rebanhos leiteiros do estado foram infectados desde o final de agosto.
No mês passado, o Departamento de Agricultura dos EUA recomendou mais testes em perus em Minnesota e Dakota do Sul, após a morte de outro gato no Oregon que contraiu gripe aviária após comer ração feita com peru cru.
O governo Trump interrompeu a resposta dos EUA à gripe aviária à medida que o surto piorava, disseram fontes à Reuters.
O Conselho de Saúde Animal de Minnesota disse que tem tido dificuldades para obter informações do USDA sobre o aumento do programa de testes para perus, enquanto o CDC adiou a divulgação de um relatório que descreve as primeiras infecções de gripe aviária entre gatos que não tinham acesso ao ar livre.
Fonte: Reuters