Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 70,30 / kg
Soja - Indicador PRR$ 135,45 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 141,75 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,75 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,82 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,31 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,28 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,35 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 136,02 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 139,36 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 149,66 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 151,76 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 129,00 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 144,66 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,10 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,16 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.183,62 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.042,10 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 144,47 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 136,56 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 128,40 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 155,00 / cx

Exportação

Embrapa identifica oportunidades para exportação de tilápia brasileira no mercado premium dos EUA

Descubra como a Embrapa identifica oportunidades para exportação de tilápia brasileira no competitivo mercado americano de 2024

Embrapa identifica oportunidades para exportação de tilápia brasileira no mercado premium dos EUA

Um novo estudo da Embrapa aponta boas oportunidades para a exportação da tilápia brasileira para o mercado premium americano, apesar do “tarifaço” imposto pelos EUA. O potencial é impulsionado pela qualidade do produto, rastreabilidade e pela queda na oferta de tilápia da China. A tilápia é o carro-chefe da aquicultura nacional, e o Brasil é o quarto maior produtor mundial.

Os Estados Unidos são o principal destino da tilápia brasileira, recebendo mais de 85% do total embarcado em 2024. O consumo per capita anual no país atinge 460 gramas. A tilápia é o peixe preferido do consumidor no Brasil, onde o consumo cresceu 93% em dez anos.

O pesquisador Manoel Pedroza, que assina o estudo, admitiu que a tarifa de 50% imposta por Donald Trump afetou as exportações, mas a intensidade da queda foi menor que a projetada: 32% em agosto, o primeiro mês de vigência da tarifa. “Especialistas do setor esperavam uma queda maior e esse resultado mostra que o setor continua presente no mercado norte-americano, mesmo no cenário atual”, afirmou Pedroza.

Demanda nos EUA e Estratégias Sugeridas

A tilápia é amplamente popular entre os consumidores americanos, tendo rompido os nichos de mercados asiáticos e latinos. Em contraste, na Europa, o consumo é de apenas 39 gramas por pessoa por ano e focado em nichos étnicos e produtos congelados mais baratos.

Para aproveitar as oportunidades, Pedroza sugere:

  • Foco na tilápia congelada: Mercado mais consolidado nos EUA e com custo de frete menor que o do produto fresco (transportado por avião).
  • Agregação de Valor: Criação de novos cortes e produtos como empanados, tilápia vermelha e embalagens prontas para consumo.

Os desafios incluem a necessidade de reduzir preços para aumentar a competitividade e investir mais em logística para produtos frescos e em certificação internacional. A tilápia foi o segundo peixe mais importado pelos EUA em 2024, atrás apenas do salmão.

Reabertura do Mercado Europeu

A pesquisa da Embrapa também identificou oportunidades na Europa, mas ressalta a necessidade de reabrir o mercado europeu para a piscicultura nacional, cujos embarques foram paralisados em 2018 por falhas no sistema de controle sanitário brasileiro. As oportunidades na Europa se devem à elevação dos preços da tilápia chinesa e à valorização de produtos frescos no continente. No entanto, o baixo consumo pelos europeus é um limitador devido à concorrência com espécies como panga e polaca do Alasca.

Pedroza avalia que os exportadores brasileiros podem se beneficiar da boa reputação de seu filé fresco de tilápia e da grande oferta de voos. Contudo, será necessário um trabalho robusto de comunicação e marketing para desenvolver a demanda pela tilápia fresca na Europa e estabelecer preços competitivos.