[quotes_menu]

Missão

Brasil tenta retomar exportação de pescado para a Europa em missão técnica do MPA

Brasil tenta retomar exportação de pescado para a Europa em missão técnica do MPA

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, a equipe do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), liderada pelo assessor Especial do ministro André de Paula, Carlos Mello e pelo diretor do Departamento da Indústria do Pescado do MPA, José Luis Vargas, estiveram em Bruxelas para tratativas da reabertura do mercado europeu para o pescado do Brasil. A delegação brasileira também se reuniu com autoridades sanitária e de comercialização europeias para discutir mecanismos de consultas nessa área.

Desde 2023 o MPA, sob a liderança do ministro André de Paula, está comprometido com a reabertura desse mercado para o pescado brasileiro. “O trabalho é realizado em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério das Relações Exteriores. Em Bruxelas, também nos reunimos com a Missão do Brasil na União Europeia, liderada pelo Embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva”, contou Carlos Mello.

Segundo Mello, durante os encontros, diversos temas foram abordados por ambas as delegações e, especificamente, sobre pescado e os avanços obtidos em relação ao Plano de Ação brasileiro enviado, em julho de 2024, pelas equipes do MPA e do MAPA. “Esses encontros técnicos para reabertura do mercado representam um avanço inédito nesses últimos 8 anos e em breve teremos novos encaminhamentos e novidades para o setor”, finalizou.

Saiba mais:

  •  O Brasil não fornece pescado para esses dois mercados desde 2018, devido a não adesão às normas na cadeia primária da pesca.
  •  São grandes mercados consumidores que necessitam ter selo sanitário de maior rigor.
  •  Portanto, é possível dizer que quem fornece para União Europeia, fornece para o mundo inteiro.
  •  No governo do presidente Lula isso tem sido uma prioridade. As tratativas estão em curso.
  •  Para isso, tem sido feito um trabalho conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária.  
  •  O Brasil exporta pescado para 90 países, destacando a abertura recente de exportações para a Índia e Singapura.