
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu uma comitiva formada por representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), além de produtores e sindicatos rurais do estado, para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar na defesa do setor agropecuário brasileiro.
Na abertura do encontro, na quarta (28), o presidente da CNA, João Martins, deu as boas-vindas ao grupo e destacou a importância da entidade na defesa dos produtores rurais.
Para atuar com ainda mais eficiência, segundo ele, a CNA está cada vez mais preparada para este desafio, contando com uma equipe técnica qualificada, uma área jurídica e a área internacional, que defende os interesses do agro brasileiro em busca de novos mercados.
“A CNA precisa estar sempre preparada para essa agropecuária que é pujante e inovadora, e o produtor rural está rompendo tudo quanto é barreira de inovação e modernidade”, ressaltou.
Mateus celebrou a força da produção diversificada no Estado. “O que me dá alegria é ver que nós estamos passando a ter de tudo em quase todos os lugares. Quase todos os senhores aqui hoje têm alegria de ter um sindicato de multicultura, um sindicato que tem pecuária forte, de corte de leite, que tem grama, que tem hortifruti, que tem a produção de café, tem produção de banana”.
O presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, também expressou seu orgulho com a participação de mais de 200 presidentes de sindicatos rurais na sede da CNA, em Brasília. “Hoje nós conheceremos ainda mais essa casa, que tanto nos orienta e nos ajuda a ter menos dificuldades nos nossos afazeres”.
O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, também discursou na abertura do encontro e apontou os avanços do Sistema CNA/Senar.
Carrara também reforçou a importância dos sindicatos rurais. “Estamos em um momento de grandes oportunidades. Nós temos estratégias, estrutura, produtos e serviços nos sindicatos e o Sistema CNA/Senar é uma extensão do que os sindicatos fazem na ponta”.
A programação da manhã contou ainda com a apresentação das principais iniciativas do Sistema CNA/Senar. Apresentaram o diretor técnico, Bruno Lucchi; o diretor jurídico, Rudy Ferraz; a chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Mirian Vaz; o diretor da Diretoria de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, André Sanches; e a diretora-adjunta de Relações Internacionais, Fernanda Maciel.
Encerrando a parte matutina do encontro, o CEO da Quaest Pesquisa e Consultoria, Felipe Nunes, apresentou a pesquisa “A Imagem do Agronegócio Mineiro”.