
A Comissão Europeia lançou um inquérito para reforçar as regulamentações europeias de bem-estar animal. A iniciativa faz parte de uma reforma planejada da legislação do bloco e visa coletar a opinião dos cidadãos da UE sobre as regulamentações atuais.
A consulta pública, iniciada neste verão, está em sua fase de questionário de acompanhamento, aberto até 12 de dezembro de 2025. O inquérito busca saber a opinião dos residentes da UE sobre a eliminação gradual dos sistemas de gaiolas para diversas espécies e em que medida os produtos importados devem cumprir os mesmos padrões de bem-estar.
A Comissão pretende apresentar propostas a partir do início de 2026. Um elemento-chave da regulamentação proposta é a eliminação gradual de diversas formas de alojamento em gaiolas para poedeiras, suínos, bezerros, coelhos e outras espécies de aves. Além disso, a Comissão pretende incluir explicitamente nos novos regulamentos que os produtos animais importados também devem ser originários de animais que cumpram essas normas.
Referência: Poultry World











